DevAgri edição Barra do Bugres - 20 a 22 de Outubro de 2017

Inovação que produz soluções transformadoras para o agronegócio!!



1) O que é AgriHub??
A AgriHub é uma rede de inovação em agricultura, que conecta produtores, startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores; criando um ecossistema de inovação e empreendedorismo no agronegócio por meio da adequação de soluções tecnológicas de empresas agro, para resolver problemas do campo.

2) Quem são os responsáveis pela iniciativa??'
A AgriHub é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

3) Quem são Famato, Senar-MT e Imea??
A Famato é a entidade mãe que une os elos do sistema sindical rural de Mato Grosso. Em âmbito federal está ligada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Sua reconhecida força de mobilização dos produtores rurais do Estado decorre das ações representativas, institucionais e políticas que realiza tendo como norte o atendimento aos interesses da classe produtora rural e de seus mais de 33 mil produtores rurais associados. Lidera o Sistema Famato. O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para a qualificação dos produtores rurais, trabalhadores rurais e suas famílias, a fim de mantê-los em sintonia com as exigências do mercado de trabalho e em condições de garantir qualidade de vida. Realiza este trabalho por meio de cursos, eventos, programas especiais e apoio a projetos que estejam alinhados a sua missão. O Imea é um instituto privado, sem fins lucrativos, que trabalha com a coleta, processamento e análise de dados para o desenvolvimento do mercado mato-grossense. Seus estudos servem aos governos estadual e federal, empresas nacionais e estrangeiras, entidades que utilizam o instituto como fonte de informação para seus investimentos e pesquisas.

4) Quais são os objetivos do AgriHub??
Auxiliar a formação de uma rede de produtores rurais que aceitem servir de plataforma de teste para as soluções apresentadas. Apoiar o desenvolvimento de ideias que promovam soluções para desafios dos produtores rurais. Conectar a rede de produtores a empresas nascentes de base tecnológica (startups) focadas em tecnologias para o agronegócio (AgriTech).

5) O que é Hackathon??
Hackathon, ou Maratona Hacker (do inglês hacker marathon), é uma competição que reúne grupos de desenvolvedores, programadores e especialistas em negócios

6) O que é o Dev.Agri??
Um Hackathon com DNA do agronegócio feito para gerar soluções plausíveis a problemas reais de propriedades rurais. Também é realizada uma etapa preparatória onde ferramentas administrativas e de desenvolvimento são passadas.

7) Como será a dinâmica??
Grupos serão montados e estes devem escolher entre um dos três problemas apresentados pela organização.

8) Como serão montados os grupos??
Cada grupo possui idealmente 4 desenvolvedores de software/hardware e um especialista em negócios/agro/design/comunicação. Como regra, cada grupo deverá ter 5 pessoas, sendo no mínimo 1 e no máximo 2 especialistas. Não achou especialista??'
'Fale com a organização.

9) Não tenho um grupo. Posso me inscrever??
Claro. Grupos serão construídos na hora. Não é usual em hackathons que pessoas cheguem já prontas na competição.

10) Eu já tenho um grupo. Posso me inscrever??
Claro. Cada participante deverá se inscrever individualmente. No campo “você já tem um grupo??
” marque a opção sim e escreva o nome do grupo.

11) Não entendo nada de programação. Posso me inscrever??
Sim. Recomendamos para os especialistas em Agro/Negócios que participem do workshop gratuito de design thinking. Com esta ferramenta fica mais claro o processo de criação e desenvolvimento de novos produtos.

12) Eu entendo um pouquinho de programação mas não manjo nada de hardware.
Simples: participe de um de nossos workshops de arduíno que serão oferecidos gratuitamente como preparatório para o evento.

13) Posso ir nos workshops sem ir no Dev.Agri??
Sim, é possível. Nossa intenção é muito mais difundir conhecimento do que simplesmente preparar pessoas para nosso próprio evento.

14) O que é o perfil desenvolvedor??
São participantes especialistas em escrever e desenvolver códigos e algoritmos que tragam uma solução técnica.

15) O que é o perfil Agro/Negócios??
São participantes de outras áreas cuja função é, além de criar o produto, modelar junto com o grupo de desenvolvedores uma possível aplicação daquele produto no mundo real, pensando em formas de capturar clientes, investidores e parceiros para viabilizar a presença do produto no mercado.

16) Sou de negócios mas Não entendo nada de agro. O que fazer??
Sim, claro. Lembre-se: nenhum mercado é disrompido por players de dentro do próprio mercado.

17) Quais serão os problemas??
Serão apresentados problemas em cada edição. Quanto menor a quantidade, maior a dificuldade.

18) Posso levar um problema novo??
Pode. Mas ele não será avaliado. Mentores e jurados serão instruídos a estudarem os problemas da edição.

19) Quem avalia??
Dois grupos distintos irão avaliar. 06 Mentores técnicos verificarão o quão bem escrito está o código e se, em tese, o produto resolve o problema. Até 5 produtores rurais avaliarão a desejabilidade e a real compreensão do problema. Ou seja, se eles em tese utilizariam aquela solução em sua propriedade. A comissão de organização divulgará os resultados ao final.

20) Quais são os critérios de avaliação??
A avaliação final é uma soma dos seguintes itens 1. Código 15 pontos 2. Implementação 15 pontos 3. Compreensão do problema 10 pontos 4. Desejabilidade 20 pontos
Os itens 1 e 2 são a avaliação técnica e ficam sob a responsabilidade dos mentores técnicos especialmente convidados para o evento.
Os itens 3 e 4 são a avaliação de desejabilidade do produto e ficam sob a responsabilidade de produtores rurais.
Os mentores de negócios não participam da avaliação se serão ouvidos em caso de empate.
Todos os jurados preencherão uma ficha. A soma dos pontos será a nota final. Todos poderão ter acesso as fichas assim que pedirem para a organização.

21) O que é um mentor e qual seu papel??
Mentor é um especialista de mercado, com currículo relevante. No Dev.Agri eles são divididos nas seguintes categorias: I. Hardware: especialistas em robótica e na programação de arduínos. II. Software: especialistas em ler e avaliar softwares. III. Estratégia de Negócios, marketing&vendas: especialistas em construir modelos de negócios e apresentar para possíveis parceiros. IV. Design: especialista em desenhar produtos e criar mockups. V. Produtor rural cativo: produtor rural que frequentará o evento de forma intensa e estará disposto a contribuir na construção do projeto. Ele não poderá ser jurado. VI. Instituições de suporte: universidades, centro de pesquisa e empresas parceiras.

22) De quem é o produto que eu criar??
É seu. Mas estará em licença de common rights para que outras pessoas possam contribuir para o desenvolvimento dele, especialmente do softwares criados.

23) Posso recorrer da decisão??
Sim. Mas não será resolvido na hora. A decisão final é julgada de acordo com uma ficha de avaliação que o participante poderá solicitar.

24) Posso levar o arduíno para casa??
A equipe ganhadora poderá como prêmio. As outras deverão devolver o material, que serão usados nos outros hackathons.

25) Como faço para saber minha nota completa??
Basta pedir pra equipe que enviamos ao final do evento.

Organização

Apoio

Entre em contato conosco!

R. A, s/n - Bairro São Raimundo, Barra do Bugres - MT, 78390-000
Barra do Bugres, MT

cacc.bbg@unemat.br